Sobre Mapas Conceituais

Este relato consiste numa revisão bibliográfica que procura expor os conceitos, características e benefícios dos mapas conceituais. Tal estudo procura investigar por meio de publicações científicas como esta representação do conhecimento pode se constituir de uma ferramenta no processo de aprendizagem tanto para estudantes como para professores. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais permite a sua utilização correta para potencializar o aprendizado.
Mapa conceitual é uma técnica ou recurso didático criado por Joseph Novak em 1972. Surgiu da necessidade de acompanhar o desenvolvimento cognitivo de crianças no processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental.

Termo composto cujo significado pode-se inferir a partir de seus termos simples, é uma técnica de organização do conhecimento. Entre os significados do termo mapa, encontram-se as conotações de representação, lista descritiva ou relação (DICIONÁRIO AURÉLIO, p.1086). A palavra conceitual é tida como sendo representativa das características gerais de um objeto ou idéia (DICIONÁRIO AURÉLIO, p. 445).

O uso dessa ferramenta permite a organização de idéias de forma clara, resumida e com estrutura hierárquica do geral para o específico, Tavares (2003: 05) complementa:

O ser humano apresenta tendência de aprender mais facilmente um corpo de conhecimentos quando ele é apresentado a partir de suas idéias gerais e mais inclusivas e se desdobrando para as idéias mais específicas e menos inclusivas.


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