Curso de Especialização - Escolas Sustentáveis e Com-Vida - Dias D´Avila BA / Ar - Turma 31




Disciplina: EAD e Ambiente Virtual de Aprendizagem
Cursista: Leide Jane Costa da Silva
Tutora: Thaise Cardoso Dourado
Tarefa - 20 pontos

Você deverá desenvolver um material pedagógico utilizando um recurso midiático (blog, webquest, hipertexto, objeto de aprendizagem ou vídeo) abordando um tema ambiental e uma apresentação do seu material com os seguintes itens:

a) Tema:
Do Lixo ao Luxo, Reciclando lixo e Preservando Vidas.”
 b) Conteúdo (s): CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
Meio Ambiente;
Desenvolvimento Sustentável;
Biodiversidade;
Lixo (redução, reutilização e reciclagem);
RRR: As três letras que podem salvar a natureza
Coleta Seletiva;
Lixo x Temporada - adotar mecanismos que possam minimizar os efeitos nocivos do aumento do lixo em nossa cidade por conta da temporada de verão e evitar a proliferação do mosquito da dengue. Composição do lixo do Colégio e doméstico (estudo estatístico).
EPI´s necessidade de utilização. É preciso que se tenha cuidado em todas as fases do Projeto com os alunos para que não tenham contato direto com materiais cortantes ou que contenham substância que possam vir a criar algum tipo de problema de saúde.
Como a Revolução Industrial acelerou a degradação da natureza
Protocolo de Kyoto;
Agenda 21;
Aquecimento Global;
Efeito Estufa;
Camada de Ozônio;
Água (consumo, desperdício, poluição);
Lixo Hospitalar (destinação);
Florestas (porque preservá-las?);
Fogo (prevenção, efeitos negativos ao meio ambiente);
Agrotóxicos (riscos para a saúde, danos ambientais);
Caça ilegal;
Respeito aos animais silvestres e domésticos;
Medicinas Silvestres - O uso de ervas e hortaliças na medicina.
Estudo da Constituição sobre a existência de alguma lei ou artigos que visam defender o Meio Ambiente de condutas e atividades que o prejudiquem.
Conhecimento dos dez mandamentos ambientais.
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do desenvolvimento sustentável na vida do cidadão.
c) Objetivos:
OBJETIVO GERAL
  • Sensibilizar da importância e preservação do meio ambiente despertando em nossos alunos a consciência sócio-ambiental, cultural e econômica proporcionando condições para tornar-lhes cidadãos aptos a lidar com os desafios que enfrenta a contemporaneidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO
  • Investir na educação para o consumo responsável: evitar que nossas reservas sejam exauridas para atender as necessidades insaciáveis do consumismo moderno. Ensinar e ativar no indivíduo um novo conceito de participação e responsabilidade social.
  • Transmitir informações e conceitos que ajudam na construção de uma consciência ecológica mais consistente e uma postura humana mais harmônica e equilibrada em relação ao meio ambiente.
  • Refletir sobre a problemática do lixo na sociedade - conscientização comunidade escolar discente;

d) Sugestão(ões) de utilização:
1ª Etapa: Por que reciclar?
v  Pesquisas, produção textual, painéis, gráficos, tabulações; uso de enquetes, entrevistas, visitas etc.
  • O que é lixo?
  • De onde vem, para onde vai e quais os tipos de lixo produzidos?
  • Quais as formas alternativas e ecologicamente corretas de disposição do lixo
  • O que é reciclagem?
  • Composição do lixo do Colégio e doméstico (estudo estatístico).
  • Pesquisa sobre a utilização dos 4 R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar) para identificar o nível de consciência da população quanto a importância em Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar, pois quanto mais alto, refletirá positivamente na vida de todos.

v  Seminários, palestras e reuniões elaboradas pelos alunos.
               Há necessidade de organização de equipes de trabalho, orientadas e organizadas por professores. O objetivo será estudar os problemas e levantar as ações mais adequadas para reduzir, reciclar, reaproveitar e repensar o lixo produzido em casa, no Colégio CEMJ e na comunidade (‘4R’). Cada sala deverá ser representada por um líder de alunos, que participará das reuniões gerais.
               Algumas reuniões poderão ser feitas fora dos horários ou dias normais de aula, para integrar as várias séries, turmas e turnos.
v  Criação de um mascote ou slogan para o projeto.
v  Criação de campanhas internas e externas de divulgação e conscientização (utilização das mídias impressas e digitais).
v  Implantação de coleta seletiva no Colégio:
Lixeiras segregadas no pátio, sala dos professores, hall e salas de aula;
Destinação de local para armazenagem e destino final do lixo;
Periodicidade da coleta.
v  Seminários: Palestras e debates com Técnicos ambientais, ONGs, empresários e Órgãos Públicos para discutir temas urgentes e de interesse global da sociedade.
v  Construção de uma Cartilha e de um Jornal com notícias, informações e dicas de reciclagem.
v  Criação de um blog para registro de todo processo do projeto.

2ª Etapa: Colocando em prática as Oficinas
    Seguem algumas sugestões de trabalho que podem ser acrescentadas àquelas levantadas pelos alunos e professores na 1ª Etapa do Projeto:
v  Oficina de Artesanato e Reciclagem - Arte Sucata: Com criatividade e alguma técnica, os alunos irão aprender a fazer reciclagem com sucata como materiais de escritório, utilitários, enfeites, cartões; bijouteria e cestaria. Ao final da oficina, os alunos levarão para casa não só um presente confeccionado, mas uma nova postura de vida.
v  Oficina para a criação e confecção de brinquedos - Brinquedoteca/ Sucatoteca: Criação de brincadeiras e jogos com material reciclado do cotidiano das pessoas. Uma atividade dirigida e de grande energia onde se trabalha o desenvolvimento físico e mental, a integração, o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a criatividade e a sociabilização aprendendo sobre meio ambiente e reciclagem.
v  Oficina Musical: Uma grande orquestra humana tirando som do corpo e de sucata. Trabalha-se no grupo a percussão corporal, a confecção dos instrumentos musicais de sucata e um repertório ecológico. É uma atividade recreativa e de lazer (terapia) que sensibiliza e ensina sobre o meio ambiente ideal que devemos construir e preservar.
v  Oficina Fitoterápica: Medicinas Silvestres - O uso de ervas e hortaliças na medicina.

v  Oficina de eco-leitura: descobrindo o prazer de ler, propõe a leitura e apresentação pelos alunos e alunas de fábulas, textos de autores nacionais, através de painéis, sarau, roda de leitura, explorando a criatividade dos grupos formados sala de aula.
v  Oficina de texto e desenho: criação de textos e desenhos possibilitando aos alunos e alunas fazerem uma avaliação sobre o estado de conservação, limpeza, sinalização, segurança e iluminação da escola. Através da arte de desenhar, pintar e transformar a escola, esta oficina visa à reflexão dos alunos e alunas sobre o ambiente escolar, permitindo a discussão e implementação de propostas de organização do espaço, como pinturas nos muros internos e externos da escola, disposição e confecção de lixeiras, espaço para exposição de cartazes, criando assim uma relação de pertencimento e responsabilidade.
v  Oficina de fotografias: Concurso de fotos sobre o Meio Ambiente. Será realizado concurso de fotos, com o intuito de identificarmos os ambientes degradados e em perfeitas condições, onde será produzido um álbum fotográfico retratando o contraste existente e remetido aos órgãos oficiais de controle ambiental.
v  Oficina de flores: Através da arte com sucatas e com criatividade, alguma técnica e dedicação os alunos irão aprender a fazer belíssimas flores com material reciclável.
v  Oficina de Culinária com uso de sobras de alimentos, cascas de verduras, frutas e legumes.

3ª Etapa: Colocando em prática todo aprendizado
v  Ornamentação e decoração temática dos trabalhos construídos nas oficinas na escola para consciência da importância da preservação do meio ambiente e valorização da reciclagem. Os alunos irão participar de uma atividade em grupo desenvolvendo o trabalho em equipe, a criatividade e aprendendo uma nova postura sócio ambiental de não desperdício e reciclagem.
v  Ecoturismo: Visita a CETREL S.A. - Empresa de Proteção Ambiental que  começou a operar em 1978, juntamente com as demais indústrias do Pólo Industrial de Camaçari, sendo responsável, desde então, pelo tratamento e disposição final dos efluentes e resíduos industriais, bem como pelo monitoramento ambiental do complexo industrial e de toda a sua área de influência.
v  Exposição de artes com sucata: Objetos utilitários, Roupas, brinquedos, bijouterias, bonecos, material de escritório, cartazes, painéis, murais, flores, instrumentos musicais de sucata, papel artesanal e esculturas artísticas para demonstrar que com criatividade transforma-se lixo e impacto ambiental em conforto, beleza e qualidade de vida.
v  Exposição de Fotografias de alguns ambientes degradados e em perfeitas condições, onde serão escolhidos algumas fotos para produção de um álbum fotográfico retratando o contraste existente.
v   Passarela "Do lixo ao luxo": Um desfile fashion com roupas recicladas. Estilistas e modelos apresentam roupas feitas com pedaços de pet, anéis de lata de refrigerantes, sacolas de supermercados, pneus, etc.
v  Apresentação e degustação da culinária com uso de sobras de alimentos e cascas de verduras, frutas e legumes.
v  Mostra da Medicina Silvestre - O uso de ervas e hortaliças na medicina, chás, garrafadas, condimentos etc.

v  Coleta Seletiva Simbólica: Uma simulação com a função de iniciar o público no processo da Coleta Seletiva. Todo material coletado pode ser enviado a uma entidade filantrópica incentivando também o trabalho voluntário e de inclusão social.
v  Visita ao aterro sanitário: "Aterro Metropolitano Centro", na estrada do Cia, próximo a Simões Filho. Serão realizadas visitações no aterro sanitário, para que os alunos possam entender os processos atuais de seleção e que lhes permita analisar de forma mais clara como poderão contribuir para uma nova cultura sócio-ambiental no município de Simões filho-Ba. O aterro metropolitano tem uma tecnologia mais avançada projetada para reduzir contaminações pela população. Plantio de uma árvore na escola simbolizando todo o Projeto e cultivo de uma horta na escola.
v  Criação de vídeos e PowerPoint sobre o projeto.

e) Endereço eletrônico do material: (se houver)
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4205643743007348736#editor/target=post;postID=1738388517987868812


Depois de terminado envie o arquivo do material e o texto de apresentação ao seu tutor pelo – “envio de arquivo único – tarefa”. Os materiais disponibilizados na internet não precisam ser enviados, apenas disponibilizados os endereços para acesso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a educação financeira pode transformar sua vida

VALORES ÉTICOS E SEUS SIGNIFICADOS

"Capoeira, identidade e gênero"